domingo, 31 de janeiro de 2010

Por que não quero desmamar!


por: Ana Thomaz


não consegui acompanhar muito de perto as mensagens sobre desmame, li algumas, mas hoje mesmo me perguntaram porque sou adepta a amamentação prolongada.

e ai comecei a pensar...

não desmamo por economia - se uma criança mamar até nascerem todos os dentes, ela estará exercitando todos os musculos faciais com tal eficiencia que raramente essa criança precisará usar aparelho nos dentes (super economia!)

mas tambem não desmamo por preguiça - é tão facil colocar minha filha para mamar na hora de dormir, e voltar a amamenta-la no meio da noite sem que nenhuma de nós duas acorde de verdade, e amamentar de manhazinha para poder ficar mais um pouquinho na cama...

e tambem pela saude, a minha e a dela - a dela, qualquer desequilibrio se resolve na mamada, e parece ser muito preventivo tambem pois raramente vejo minha filha doente, e a minha saude pois lembro de beber mais agua, de comer melhor e me permito ter aquelas paradas da correria do dia a dia para amamenta-la, e isso faz muito bem para saude.

e tambem por conveniencia - se quero me dedicar a leitura de um livro ou ao uso do computador, é só coloca-la no peito que ela me da todo tempo que preciso.

e por diversão - ela brincando de escolher qual peito vai mamar, ou apertando o peito e ver voar leite pra todo lado e cair na risada, e parar de mamar mas pedir para eu manter os peitos expostos só para ficar admirando...

e por alegria - é muito bom ve-la com aquela carinha de saciada depois de mamar e sair andando feliz da vida para brincar.

e tambem por afinidade - de vez enquando a gente faz um olho no olho enquanto ela mama e ai não precisa dizer mais nada, ja está tudo a flor da pele.

e por pratica - fiquei mais tempo na praia, atrasou almoço, da-lhe peito.

e por estetica - da pra comer umas calorinhas a mais que vai tudo pro leite.


brincadeiras a parte, quando bater aquele cansaço de amamentar, vale a pena pensar aonde a gente está empregando nossa energia, e quem sabe a sabedoria da amamentação nos fará escolher como usar melhor nosso tempo e energia.


beijos
ana (ha 3 anos e 9 meses amamentando sem parar) e catarina (1a e 5 meses de livre demanda)


Ana Thomaz

imagem: arquivo pessoal

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ahh o verão!!

O verão passado ela era pequena, estava começando a dar os primeiros gritinhos e risadinhas mas interagia pouco com o mundo. Na verdade interagia só com o peito da mamãe..rs Agora ela anda, fala, faz palhaçada e interage com todo mundo, até com quem não interage com ela.

O engatinhar é coisa do passado e o grande lance é descobrir que da boca saem coisas interessantes. As palavras: mamãe (que foi a primeira.. uhuhu), papai, vovó, uva, oooooolhhaaa (com essa entonação), esse, au au, bola, dia (de bom dia)... e no dialeto dela ela fala tudo, da bronca no au au que não para te latir, faz shiii (de silêncio) com o dedinho na frente boca, manda beijo com barulho, dá beijo com barulho, racha o bico quando a gente brinca de pegar. Uma sapeca.

Na praia deu uma canseira na vovó que ta até pensando em começar a academia pra poder acompanhar. Faz amizade com todas as crianças que passam perto e se deixar logo, logo ta se jogando no mar, acha o máximo!

Ahh o verão é tão bom né! As fotos falam mais.
Bjos