domingo, 31 de janeiro de 2010

Por que não quero desmamar!


por: Ana Thomaz


não consegui acompanhar muito de perto as mensagens sobre desmame, li algumas, mas hoje mesmo me perguntaram porque sou adepta a amamentação prolongada.

e ai comecei a pensar...

não desmamo por economia - se uma criança mamar até nascerem todos os dentes, ela estará exercitando todos os musculos faciais com tal eficiencia que raramente essa criança precisará usar aparelho nos dentes (super economia!)

mas tambem não desmamo por preguiça - é tão facil colocar minha filha para mamar na hora de dormir, e voltar a amamenta-la no meio da noite sem que nenhuma de nós duas acorde de verdade, e amamentar de manhazinha para poder ficar mais um pouquinho na cama...

e tambem pela saude, a minha e a dela - a dela, qualquer desequilibrio se resolve na mamada, e parece ser muito preventivo tambem pois raramente vejo minha filha doente, e a minha saude pois lembro de beber mais agua, de comer melhor e me permito ter aquelas paradas da correria do dia a dia para amamenta-la, e isso faz muito bem para saude.

e tambem por conveniencia - se quero me dedicar a leitura de um livro ou ao uso do computador, é só coloca-la no peito que ela me da todo tempo que preciso.

e por diversão - ela brincando de escolher qual peito vai mamar, ou apertando o peito e ver voar leite pra todo lado e cair na risada, e parar de mamar mas pedir para eu manter os peitos expostos só para ficar admirando...

e por alegria - é muito bom ve-la com aquela carinha de saciada depois de mamar e sair andando feliz da vida para brincar.

e tambem por afinidade - de vez enquando a gente faz um olho no olho enquanto ela mama e ai não precisa dizer mais nada, ja está tudo a flor da pele.

e por pratica - fiquei mais tempo na praia, atrasou almoço, da-lhe peito.

e por estetica - da pra comer umas calorinhas a mais que vai tudo pro leite.


brincadeiras a parte, quando bater aquele cansaço de amamentar, vale a pena pensar aonde a gente está empregando nossa energia, e quem sabe a sabedoria da amamentação nos fará escolher como usar melhor nosso tempo e energia.


beijos
ana (ha 3 anos e 9 meses amamentando sem parar) e catarina (1a e 5 meses de livre demanda)


Ana Thomaz

imagem: arquivo pessoal

Um comentário: