domingo, 26 de abril de 2009

Televisão, uma reflexão.


Estive pensando sobre o interesse da minha gordinha sobre o computador e a televisão. É impressionante como ela fica vidrada nos desenhos e vídeos do youtube. Hoje é bonitinho ver tantas dobrinhas e seus pezinhos redondos, mas sabiam que existem estudos que comprovam a relação entre a obesidade infantil e o uso da televisão e dos computadores? Óbvio que não estou falando que vou fazer dieta com ela, mesmo por que ela só mama no peito, mas criança/adolescente obesa significa adulto obeso com predisposição a inúmeras doenças como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras, podendo se tornar crônicas. Isso sem contar todo aspecto emocional e social.

Já ouvi diversas vezes de amigos distintos: “olha que bonitinho o Zezinho assiste 36
4 vezes, por dia, o filme do Rei Leão” ou então “ela tem só quatro anos e já sabe fazer tudo no computador, não é lindo?” Será mesmo? Comecei a me questionar sobre o quanto pretendo restringir o acesso da minha pequena a esses dois aparelhos eletrônicos (e nem to contando o videogame hein) e achei algumas fontes interessantes, como essa entrevista feita com um professor de matemática da USP, Valdemar Setzer, que é totalmente contra o uso destes. No site dele tem muita informação sobre o tema.

É claro que essa é uma discussão ampla e que dá muito “pano pra manga” principalmente quando entramos no mérito computador, mas é fato que nossa cultura capitalista tem todos os motivos para querer que nosso acesso aos dois seja ilimitado. Não basta mais ter uma televisão, ela tem que ser tela plana de LCD e de 32 polegadas ou mais.

Será loucura ou utopia abolir a televisão de nossas casas? Será loucura restringir o uso do computador por nossas crianças? Ou o legal mesmo é deixá-las sujeitas ao “interessante” mundo dos
orkuts, msns e programas do Faustão da vida?

Um comentário:

  1. Oi! Eu não acho loucura não, dá para viver sem a televisão. Nos ultimos cinco anos nós não temos antena de TV, as crianças podem ver DVDs, mas aí logo perde a graça e partem para outras aventuras! O computador eu dou limite de tempo, meia hora por dia. Meu menino de sete anos adora jogar o games, mas o futebol lá no quintal é bem melhor para ele, ele já sabe disso. Vale apena ir contra corrente de vez enquando, sem dizer um não total, fica um pouco mais fácil. bjs

    ResponderExcluir