segunda-feira, 9 de maio de 2011

Esconde-esconde... amarelinha...

Terças e quintas ela fica o dia inteiro na escola e no período da tarde não tem aula, é recreação, e todas as crianças ficam juntas. Outro dia cheguei e eles estavam brincando de esconde-esconde. Alguns com cinco anos, outros com sete e ela com dois... claro que ela ainda não acompanha, mas a maneira cuidadosa como as crianças grandes se relacionam com as pequenas nessa escola me impressiona. Quando ela me viu, veio correndo empolgadissima e disse: "to brincando de esconde-esconde qué vê?" e foi pra parede para bater cara. Enquanto isso todos continuavam brincando e ela me ensinando como era a brincadeira. Os olhinhos brilhavam!

Em outra tarde de terça ou quinta a brincadeira era amarelinha. Sua parceira era Sofia, a filha da professora Elaine de quase quatro anos. Sofia fez a parte dela e lá foi Olivia para sua performance. Uma pena eu não ter gravado. Foi de chorar de rir ela tentando coordenar o salto em um pé só. O mais incrível na minha opinião foi que Sofia não tentou ensinar, não recriminou por ela estar fazendo "errado". Bateu palma falou "muito bem" e olhou pra mim com uma piscadinha.

E como é bom relembrar essas brincadeiras de infância. Como é bom voltar a nossa infância através de nossos filhos. E como é bom ver eles brincando! Pensando nisso lembrei de um texto bem bacana de uma grande amiga pedagoga. O texto fala sobre como é importante a criança se mexer para aprender. Vale a leitura!