sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Desfralde

16/12/10
tinha acabado de acordar, fralda no bumbum.
para, pensa e diz:
- mamãe, quero fazer coco no penico


A hora do desfralde chega assim, natural e espontaneamente. Desde esse primeiro coco, nunca mais fez coco na fralda. Agora o grande lance é usar calçinha, acha o máximo! O xixi ainda escapa bastante, é mais difícil de perceber e além do mais são tantas coisas legais pra fazer que não da tempo de lembrar do xixi. O ideal é encarar na boa as escapadas, mas confesso que as vezes a minha reação de "putz, o sofá" ou "caramba, a roupa limpinha que acabamos de colocar" também é natural e espotanea =/

A fralda da noite ainda nem pensamos em tirar por conta dessas escapadas diurnas. Se ela não percebe acordada, imagina dormindo. Mas esta super se achando indo pra escola de calçinha como todas as amiguinhas novas. E na real já mudou de fase, agora muitos dos xixis ou cocos acontecem naquele adaptador de assento, para crianças, que vai direto na privada. Ah! É tão mais fácil dar descarga do que lavar penico... rs e vale uma palhaçada =)




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tempo de escola


Enfim chegou o dia de ir para escola nova. Comentei por aqui, em algum outro post, que estava procurando escola para ela. Depois de uma peregrinação por 19 escolas e vários métodos e pedagogia cheguei a conclusão que era uma escola Waldorf a melhor opção. Pra quem não sabe a pedagogia Waldorf se baseia na Antroposofia e tem uma abordagem nas necessidades e desenvolvimento da criança que, na minha opinião, são maravilhosas. André tem algumas ressalvas sobre a Waldorf e eu acho que são coerentes. Porém decidimos que pelo menos durante a educação infantil é lá que ela vai ficar e assim teremos tempo e contato para conhecer melhor e decidir o que vai ser do ensino fundamental. Existem várias opções e ela esta em uma chamada Manacá. Pra quem quiser pesquisar tem dois sites bem interessantes:

- Federação das Escolas Waldorf do Brasil
- Antroposofia

Voltando ao primeiro dia e semana de aula. Ela simplesmente amou! No primeiro dia fiquei algumas horas na escola sentada com outras mães e eles brincando no parquinho. Na hora de entrar pra almoçar eu falei pra ela: "mamãe vai trabalhar um pouquinho e volto pra te buscar mais tarde", ela me deu um beijo toda feliz e entrou. Quando cheguei pra pega-la, ela me mostrou, toda empolgada, a sala de aula, a cozinha (dentro da sala) onde eles "fazem" comida e o lugar de guardar as mochilas. Chorou porque não queria ir embora..rs E assim foi a semana inteira. No segundo ou terceiro dia ela deu uma choradinha quando falei que ia trabalhar mas parou segundos depois. Eu só fiquei um tempo maior no primeiro dia. A professora dela, Elaine, é uma graça. Uma voz aveludada, um sorriso lindo. Aquela mulher com cara de mãezona que da vontade de pedir colo, sabe? 

Lá as crianças brincam descalços no parquinho, rolam na terra e sobem em árvores... e quantas árvores! A classe é o castelo das princesas que não se vestem com brilhos, não sofrem overdose de rosa nem de brinquedos ultra modernos e plastificados. Alias os brinquedos são demais. Perfeitos em sua simplicidade. Bacias e baldes de ferro. Colheres de pau. Tudo feito de madeira. Uma pedra pode virar muitas coisas na fantasia dos pequenos. Enfim, estou plenamente satisfeita com nossa escolha. E claro isso reflete nela, que esta adorando.

Ahhh... e claro, como não podia ser diferente lá ela come de tudo. Na verdade eu conversei com a professora no primeiro dia e ela ficou em cima. Oli senta do lado dela..rs Mas ela come simplesmente tudo que não come em casa. Isso já era de se esperar né? O melhor é que a comida é toda orgânica e eles não dão doce, bala ou bolacha recheada. Perfeito! E o cheiro é uma delícia...

"Quando o ensino e a educação consistem em transmitir a vida a outra vida, o resultado será vida, que se desenvolve e prospera"
Rudolf Steiner