domingo, 17 de maio de 2009

Realmente essa coisa de gravidez é interessante. Mesmo depois de 6 meses eu só consigo pensar em barrigudas :-) Em três meses, três cursos de yoga para gestantes, e as aulas... que delícia!! Eu sempre pensei em dar aula para gestantes mas com certeza não seria a mesma coisa.

Pois é! Mais um presente da minha pequena. Um novo foco de trabalho.

sábado, 16 de maio de 2009

Mesversário - 6 meses!


A correria tem sido tão grande que nem pude escrever no dia mas o fato é que se passaram 6 meses. Ela já esta craque em ficar sentada, muito dificil cair mas as vezes ainda bate o cabeção no chão e chora... tão fofa :-)


E como sentar já perdeu a graça o lance agora é tentar ficar de joelhos no chão. Ela passa por cima das pernas e se equilibra nos braços e joelhos, mas ainda precisar aprimorar. Já começou escalar o berço, outro dia conseguiu se agarrar e ficar de joelhos, achou o máximo e eu também!


Mas a grande novidade do 6º mês é a introdução de alimentos. Estou muito feliz que consegui amamentar minha pequena gorduchinha (7.300 kg hoje) apenas com meu leite durante os primeiros seis meses e agora aos poucos vamos apresentando o fantástico mundo dos alimentos. Como todo bebê, leva tudo na boca então quando viu a colher com batata, arregalou os olhos e a boca, mas foi só até aquele pedacinho minúsculo de batata chegar na garganta. Vomitou tudo! No outro dia tentamos mamão e a primeira reação foi igual a da batata mas insistimos um pouquinho e até que rolou. Ela faz a maior cara feia, como se tivesse tomando remédio mas acaba engolindo e achando graça.

O pediatra explicou: primeiro ela vai aprender a engolir e só depois mastigar e aí sim é que a alimentação com comida fica mais séria, mas que até um ano de idade o principal é o LM (leite materno) e a comida é complemento. Então estamos assim, encarando a introdução de alimentos como uma gostosa brincadeira, sem neuras e ansiedades, respeitando o tempo dela.

Outra novidade é a conversa, vira e mexe ela desembesta a "falar", e é diferente dos gritinhos que ela faz desde o primeiro mês, agora ela mexe o maxilar e balbucia sons engraçadíssimos. É a coisa mais linda aquele queixinho e as bochechas mexendo. A foto mostra uma dessas conversas, depois de 352 tentativas consegui tirar uma nítida. Mas valeu a pena ;-)

sábado, 9 de maio de 2009

Meu primeiro dia das mães


Meu primeiro dia das mães como mãe. Assim como pessoa sou uma mãe em fase de construção, começando a entender o significado dessa palavra tão mágica. Mas não vim aqui hoje para falar de mim como mãe e sim como filha.

Uma homenagem a minha mãe, ou melhor, mamãe... por que é assim que eu a chamo desde sempre. A pessoa que me fez como pessoa, e que sempre, absolutamente todas as vezes está ao meu lado, me apoiando, ensinando e amando. A pessoa que se especializou em desenvolvimento infantil e relações humanas.. rs com horas interminaveis de dedicação. Especialista na arte de amar, de dar sem esperar receber em troca. Impressionante como a família inteira requisita ela para tudo, tanto nas ruins quanto nas boas ocasiões. Tímida e discreta porém cativante. Delicada e sensivel porém forte, muito forte. Realmente é impossível expressar algo tão grande em palavras, qualquer tentativa é totalmente frustrante.

Dizem que avó é ser mãe só com a parte boa da história, não precisa educar, dar bronca, só fazer os caprichos e amar. Sorte da pequena meninoca nariz de pipoca por ser neta de uma pessoa como ela.

Aí vai um texto muito interessante que recebi e que claro descreve ela, a minha MÃE.

MATERNAR

Maternar não existe nos dicionários.

Não é reconhecido como verbo,

Mas pode ser percebido plenamente nas ações de uma mãe.

Ele é conjugado nos pequenos gestos diários

Nos cuidados com a saúde e alimentação dos filhos

Nas noites mal dormidas a espera de notícias

Nos conselhos, nos afagos, nas descobertas e surpresas.

O verbo maternar é refletido através das lágrimas

derramadas por tantas e todas as mulheres

Ou pelos sorrisos de encanto e de orgulho,

Esperança de uma felicidade plena.

Todas as mulheres?

Sim! Todas!

A maternidade não pertence apenas àquelas que vivenciaram a gestação

E a luz.

Está nas entranhas desse sexo tão forte

Fazendo parte do cimento que constrói a feminilidade

As mães maternam suas crias,

Continuidade de seu próprio existir.

Muitas outras mulheres maternam,

Seus sobrinhos, seus afilhados,

Seus animais de estimação, seus irmãos,

Seus pais e seus homens.

Amores e amantes eternos.

Nesse labirinto de encontros e desencontros

Conjugamos o maternar e, com ele

a possibilidade de amar, acarinhar, realizar,

Crescer, orgulhar, sofrer, acertar, errar, mudar, permanecer,

Buscar, enfrentar, sentir, encantar, descobrir:

VIVER

Graça Costa

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento


Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento, uma Iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR) desde 2004 .

Este ano o tema abordado será “O aumento das taxas de cesáreas no mundo”, e o slogan original da Parto do Princípio não poderia ser mais adequado: “Pelo fim das cesáreas desnecessárias, por uma nova forma de gestar, parir e nascer”.

A exposição visa incentivar a escolha segura e consciente da via de parto, preservando o vínculo afetivo mãe e filho, a amamentação na primeira hora de vida e o parto humanizado. Além de cerca de 30 fotos e seus cartões explicitando os mitos que rondam o parto em questão e que seriam motivo para uma cesárea possivelmente mal indicada , usaremos banners para divulgar a Rede, expôr os riscos da cesárea para mãe e o bebê e atentar para altas taxas de cesárea nos hospitais brasileiros.

A exposição acontecerá simultaneamente em várias cidades. Para saber mais visite o site da Parto do Princípio.